Resenha: A Rainha Vermelha, Victoria Aveyard

/
9 Comentários

Livro: A Rainha Vermelha

Autor: Victoria Aveyard

Editora: Seguinte
Ano: 2015
Páginas: 419
Avaliação: ★★★

Vamos falar sobre a Rainha Vermelha!
  Hoje vou falar de um livro que causou um grande alvoroço entre os leitores adolescentes. Confesso que comprei depois de ver uma garota praticamente implorando para a sua avó comprar na livraria. 
  O livro conta a história de Mare, uma garota que vive em um mundo dividido entre pessoas prateadas e vermelhas. Os prateados são aqueles com maior poder e os vermelhos são as pessoas praticamente escravizadas pelos prateados. Os vermelhos vivem com o pouco que lhes é ofertado, uma parte da população consegue se tornar aprendiz, que podemos entender como estagiários, já que começam a aprender uma nova profissão. Já outra parte está destinada à guerra, cujo objetivo é proteger o país e manter a hierarquia entre vermelhos e prateados. 
  Os prateados possuem poderes, que vão desde controlar metais, até pensamentos. Já os vermelhos não possuem poder algum, literalmente. 
  Mare teve seus três irmãos enviados para lutar na guerra e sabe que seu destino, diferentemente de sua irmã mais nova,que já é aprendiz de uma costureira, será também a guerra. Entre os personagens que se tornam importantes na história, está Kilorn. Kilorn é amigo de infância de Mare e terá o mesmo destino que ela e seus três irmãos. 
  O drama da história começa quando eles tem a brilhante ideia de fugirem do vilarejo onde moram, para não precisarem lutar. Em busca de paz e de uma saída, eles procuram Farley, uma viajante e negociadora que podem dar a fuga que eles tanto precisam, em troca de um valor significativo de dinheiro, que eles não possuem. 
  Um fato que eu posso ter ocultado da história até este momento, é que Mare não sendo aprendiz, precisa trazer dinheiro para casa e o único meio de conseguir ajudar a família é roubando. 
  É a partir de um roubo que a história dela muda.
  Mare se vê encurralada ao precisar de dinheiro e após uma grande tragédia em sua família, ela vai para os bares em busca de algumas vítimas para reunir a quantia e sair do vilarejo a fim de não envergonhar mais sua família. Nessa busca, ela conhece um jovem rapaz que muda sua história completamente, através dele ela consegue um emprego na corte real capaz de proporcionar para sua família um certo "luxo" que jamais teriam. Agora que Mare está empregada, tem a oportunidade de não ir para a frente de batalha, ela se depara com algo que ela não imaginava: Mare tem poderes, poderes como os prateados, mas ela é vermelha e a própria corte real não sabe como lidar com seus poderes.
  Eu gostei bastante do livro e li bastante comentários sobre ele, alguns até um tanto repetitivos como "a autora se baseou e reproduziu outros livros". Na minha opinião, há sim uma certa influência de outros autores tanto na história quanto na escrita dela; mas a maioria dos livros distópicos possuem praticamente o mesmo enredo: uma era pós "mundo", onde os que conseguiram sobreviver perdem toda a nossa história e são obrigados a reconstruir o mundo a partir do zero. Na minha opinião, o cenário pós apocalíptico é bastante limitado para tantas histórias nesse cenário e por este motivo, as histórias se tornam repetitivas. Nada impede de outras histórias virem no mesmo cenário mas com outro enredo. Quem sabe se já tem um autor pensando nisso?
  Enfim, o livro tem uma leitura rápida e a escrita é bastante juvenil, com acontecimentos que podemos dizer que rondam bastante a mente dos adolescentes. Como por exemplo a garota líder das demais, a dúvida entre o certo e o errado, a paixão e os conflitos familiares. 
  Este livro entretanto, não é um dos meus preferidos justamente porque quero ler a série toda para formar uma opinião, mas eu gostei bastante, acho uma leitura válida para quem gosta desse gênero e também acho um grande começo para a escritora, que podemos perceber que ela já começou arrasando em vendas. 
Beijos! 



Leia mais esses

9 comentários:

  1. Ultimamente estão fazendo muitos livros com tema pós-apocalíptico e dividido em castas, mas achei bem legal esse livro!!! E ainda mais sobre ter poderes, quero logo descobrir!!! Louca pra ler!
    Adorei, o seu blog é de mais! Estou seguindo, quero acompanhar para saber sobre livros para ler, adoro, mas sempre fico em dúvida sobre qual comprar!

    Beijos
    http://www.ticthatiscool.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Tic, mas esse livro é bem legal. Lógico que vamos ter que esperar os outros para ter certeza do quão bom ele é, mas achei o primeiro livro bem promissor.
      Beeijo e fico feliz que esteja seguindo o blog <3

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu tive a mesma opinião que você! Livros desse gênero tendem a ser "repetitivos", mas mesmo assim, cada um deles tem um foco diferente e não se cruzaram até agora!
    Também estou louca para ler o restante da série e espero que eu não me arrependa hahaha
    Beijos

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, todos estão com a mesma base. Eu notei algumas "inspirações" de outros livros na escrita dela, mas nada que comprometesse o enredo. Tô ansiosa para o próximo livro.
      Beijos

      Excluir
  3. Nossa, eu amei a história do livro!
    Já quero comprar e saber o final.
    Lista de livros para eu ler agora no final de ano.
    Um beijoo ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaa! Que bom ler isso, fiquei feliz!
      Beeeijo :*

      Excluir
  4. Nossa, já quero ler esse livro! Por um momento achei que ela iria ser confundida com a rainha (tipo em um dos filmes do Garfield, haha) e colocariam ela no trono pensando que era a outra. Fiquei muito curiosa para descobrir o porque de ela ter poderes. Obrigada pela dica!
    http://www.lysiaribeiro.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que no fim da série também tô esperando por isso, já tenho várias teorias. hahahaha
      Beijos!

      Excluir
  5. Parece ser muito bom! A história ja tem uma premissa que deixa o leitor curioso pra saber mais. Gostei muito da resenha! Amando o blog! Beijos, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br
    Insta: instagram.com/blogliterarte
    Twitter: twitter.com/yasmimsaks

    ResponderExcluir