Resenha: Estudo Independente, de Joelle Charbonneau

/
10 Comentários

Livro: Estudo Independente
Autor: Joelle Charbonneau
Editora: Única
Ano: 2014
Páginas: 320
Avaliação: ★★★★✰

Vamos falar sobre Estudo Independente, livro 2 da série O Teste!

  Neste livro a autora Joelle Charbonneau, que já atuou em espetáculos de ópera e teatro musical, além de ser professora de aulas de canto, não deixou a desejar os detalhes de cada uma das personagens. Como lógica de uma trilogia, onde nos aproximamos cada vez mais dos acontecimentos e sentimentos, nesta não seria diferente.
  Cia passou no primeiro teste, mas ainda tem a faculdade pela frente com todos seus desafios. E neste quesito tudo se assemelha ao cotidiano de qualquer pessoa que passa por um vestibular e pelo período de adaptação na universidade: medos, aflições, carga horária e créditos que aos olhos de qualquer calouro, aparentemente é impossível que seja cumprido.
  Há um amadurecimento tanto da personagem, quanto do cenário e da riqueza de informações que a autora disponibiliza; é possível entrar na história de uma maneira peculiar e sentir como se estivéssemos em nosso próprio ambiente, isto porque a realidade em que a Cia vive é bastante parecida com a que nós vivemos. A preocupação em cuidar do ambiente e das pessoas que estão em sua volta, torna o livro mais envolvente.
  Malencia agora precisa estar pronta para defender a si e sua família, tanto quanto seus amigos e seu namorado, Tomas. Em meio a confusão da nova adaptação na faculdade, seu direcionamento ao campus que definirá seu futuro, ela ainda percebe que nem tudo segue como deveria seguir. Ainda há perigo e eles se afunilaram tanto que já não é mais possível sair ilesa a cada nova descoberta.
  Apesar da tradução discordante neste volume em relação as falas de Cia, a essência é contínua. Podemos observar, com olhar atento, de que talvez esta discordância seja levemente proposital, seja pelo amadurecimento da personagem ou pela influência do ambiente em que ela está. Algumas gírias foram acrescentadas e as palavras informais foram inclusas.
   O que fica evidente é a naturalidade com que Cia aceita que agora ela é parte de um todo que busca a mudança do país e o modo com que os líderes da nação são escolhidos. É óbvio que os meios utilizados para "filtrar" os jovens que entrarão na faculdade e se tornarão o alicerce do país é, além de duvidoso, um terrorismo por parte dos examinadores.
  Resta saber: Cia conseguirá fazer a diferença?
  Beijos!


Leia mais esses

10 comentários:

  1. Já tinha visto falarem desta trilogia e sempre tive interesse.
    Adorei a resenha e o blog também! Beijo.

    leitoresporamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Erica! Essa trilogia é maravilhosa, em breve faço resenha do último livro.
      Beijos!

      Excluir
  2. Confesso que não tinha ouvido falar desta trilogia, mais achei interessante... Gostei!

    inlovediy.blogspot.com

    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Nossa, vc escreve tão bem, dá vontade de ler tudo sem parar kkk
    Gostei do livro, tem otimas indicações. Vou procurar pela net e compraar alguns do que vc resenhou.

    Um grande beijo linda, nós amamos, a Eloisa e eu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Evelyn! Comigo tá tudo bem.
      Fico feliz que tenha gostado das indicações do blog, se você acabar por ler algum indicado aqui, volta para me contar o que achou, tá??
      Beeeijo

      Excluir
  4. Não conhecia essa trilogia, mas pareceu ser bem interessante! Estou procurando novos livros para ler, acho que esse irá parar na minha listinha, hehehe

    Beeeijo ♥
    http://www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, sou totalmente suspeita para falar dessa trilogia, porque eu achei viciante, eu amei!
      Beijos!

      Excluir
  5. Ainda não conhecia essa trilogia, mas fiquei bem interessada em ler :D

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir